TIMOTHY SNYDER - Historiador norte-americano

Professor na Universidade de Yale, analisa em sua obra os grandes fatos e movimentos que provocaram mudanças no curso da história. É autor de Na contramão da liberdade e Sobre a tirania.

TIMOTHY SNYDER (Estados Unidos, 1969) 

Historiador norte-americano 

 

Especializado em história da Europa Central e Oriental, Timothy Snyder é professor da Universidade de Yale e membro do Comitê de Consciência do Museu Memorial do Holocausto nos Estados Unidos.  

É bacharel em História e Ciência Política pela Universidade Brown e possui doutorado em Filosofia na História Moderna pela Universidade de Oxford. Publicou ensaios em publicações como International Herald Tribune, The Nation, New York Review of Books e Chicago Tribune, entre outras. 

Dias após a eleição de Donald Trump, Snyder publicou nas redes sociais um texto que foi rapidamente compartilhado por dezenas de milhares de pessoas. Foi essa ideia sobre as vinte lições que o século 20 trouxe que ele aperfeiçoou no livro Sobre a tirania, lançado em 2017.  

Também é autor de Terra negra: o Holocausto como história e advertência e Thinking the Twentieth Century, escrito com Tony Judt. O livro mais recente de Timothy Snyder publicado no Brasil é Na contramão da liberdade: a guinada autoritária nas democracias contemporâneas, no qual revisita as histórias russa, ucraniana, europeia e norte-americana para entender a atual ascensão do populismo e do autoritarismo no mundo.

Timothy Snyder é um dos oito conferencistas da temporada 2020 do Fronteiras do Pensamento. Em sua conferência mostrará como precisamos estar atentos aos sinais de autoritarismo em episódios mundiais. Garanta o seu acesso. Clique aqui e faça parte dos debates.