FRITJOF CAPRA - Físico teórico austríaco

Professor na Universidade da Califórnia e especialista em educação ecológica, tornou-se mundialmente reconhecido com a publicação de O Tao da Física, que relaciona a física moderna com as filosofias orientais tradicionais.

FRITJOF CAPRA (Áustria, 1939) 

Físico teórico austríaco 

 

Reconhecido por seu trabalho na promoção da educação ecológica, Fritjof Capra é cientista, Ph.D. em Física Teórica pela Universidade de Viena, educador e autor de muitos best-sellers internacionais que conectam as mudanças conceituais na ciência com aquelas mais amplas na visão de mundo e nos valores da sociedade.  

Tornou-se mundialmente famoso por seu livro O Tao da Física, lançado em 1975 e no qual apresentava como a física moderna havia mudado a nossa visão de mundo de mecanicista para holística e ecológica, buscando os pontos comuns das abordagens ocidental e oriental a respeito da realidade. 

Nos últimos 30 anos, desenvolveu uma análise sistemática de como as outras ciências e a sociedade seguem conduzindo avanços semelhantes na visão de mundo ou na quebra de paradigmas. Capra é diretor do Center for Ecoliteracy, com sede em Berkeley e que se dedica ao incentivo da ecologia e do pensamento sistêmico nos ensinos primário e secundário.  

Fritjof Capra também é autor de Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável, A alma de Leonardo da Vinci, A Revolução Ecojurídica, O ponto de mutação e Visão sistêmica da vida, no qual apresenta uma visão unificada das dimensões biológicas, cognitivas, sociais e ecológicas da vida.  

Fritjof Capra é um dos oito conferencistas da temporada 2020 do Fronteiras do Pensamento. Em sua conferência, explicará como a pandemia deixou ainda mais urgente a necessidade de repensarmos nossa relação com o planeta e com as práticas de sustentabilidade. Garanta o seu acesso. Clique aqui e faça parte dos debates.